Nos últimos anos, uma tendência tem ganhado força no mundo todo: o coliving. Mas afinal, o que é um coliving, como ele funciona e por que tantas pessoas estão aderindo a esse estilo de vida? Se você já ouviu falar sobre isso, mas ainda tem dúvidas, este é o momento de entender tudo sobre essa solução de moradia inovadora.
O coliving, do inglês “co-living”, é um modelo de moradia compartilhada que vai além do simples compartilhamento de espaços. A ideia central é criar uma comunidade colaborativa onde os moradores dividem áreas comuns, recursos e, muitas vezes, interesses e valores semelhantes. Cada pessoa geralmente tem um espaço privado — como um quarto — e compartilha espaços como cozinha, sala de estar, escritório e áreas de lazer.
Mais do que uma simples residência, o coliving promove um estilo de vida focado em conexões humanas, sustentabilidade e praticidade.
Os colivings são organizados para atender diferentes perfis de pessoas. Alguns são voltados para profissionais jovens que buscam networking, outros são ideais para nômades digitais e há até mesmo colivings temáticos, como aqueles focados em bem-estar, tecnologia ou artes.
Em geral, o funcionamento de um coliving inclui:
Diversos fatores explicam o crescimento desse modelo de moradia:
O coliving é uma opção para diferentes perfis, incluindo:
Com a crescente busca por alternativas mais sustentáveis e conectadas, o coliving se apresenta como uma solução promissora para as cidades modernas. Além de resolver problemas de moradia, ele promove um novo jeito de viver, mais colaborativo e humano.
Se você está em busca de uma experiência que combine praticidade, comunidade e um estilo de vida dinâmico, o coliving pode ser a escolha ideal. Que tal explorar essa ideia?